5 maneiras de como tratar as varizes nas pernas e hábitos preventivos

como tratar varizes nas pernas

Saber como tratar varizes nas pernas é de interesse de muitas mulheres e até mesmo de alguns homens que também sofrem com esse mal.

Esse problema acomete milhares de pessoas e tende a piorar com o passar da idade ou em algumas situações específicas como na gravidez.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas azuladas ou arroxeadas que podem ser facilmente observadas por baixo da pele. 

Costumam causar dor, inchaço e sensação de peso nas pernas e são mais comuns em mulheres acima dos 40 anos e gestantes. 

Por isso é importante saber como tratar as varizes nas pernas, as opções disponíveis e também hábitos para prevenir e/ou aliviar os sintomas. Acompanhe.

Afinal, o que são as varizes nas pernas?

Varizes são dilatações nas veias que se tornam azuladas ou arroxeadas a depender do nível de obstrução venal.

Os primeiros sintomas são sensação de cansaço e dores nas pernas, mas o aspecto visual é o que mais chama atenção.

As veias dilatadas podem ser facilmente observadas por baixo da pele, devido ao acúmulo de sangue no local que é a causa da dilatação.

Quais são as causas das varizes nas pernas?

As varizes nas pernas podem ser causadas por uma combinação de fatores, cujo os principais são:

  • Aumento dos níveis de progesterona no corpo;
  • Aumento do volume de sangue circulante;
  • Peso do útero que pode comprimir as veias e artérias da região pélvica;
  • Alterações hormonais;
  • Pressão do útero sobre os vasos sanguíneos pélvicos.

Justamente devido a alguns desses fatores que na gravidez o surgimento de varizes é tão comum, portanto nessas condições os cuidados devem ser ainda maiores.

Quais são os perigos das varizes nas pernas?

É fundamental entender a importância e como tratar as varizes nas pernas, pois essa condição pode desencadear outros problemas ainda mais graves.

Quando não tratadas, as varizes podem apresentar riscos a sua saúde agravando outras enfermidades como:

  • Trombose venosa profunda;
  • Úlceras venosas;
  • Hemorragia.

Como tratar as varizes nas pernas?

Agora que você compreendeu o que é, as principais causas e os riscos, é hora de saber de fato como tratar as varizes nas pernas.

Primeiramente é importante não fazer nenhum tipo de tratamento sem antes buscar orientação médica, principalmente para o consumo de medicamentos.

Dito isso, existem diversos tratamentos disponíveis para tratar as varizes nas pernas e a seguir teremos uma lista dos principais, confira:

Laserterapia

A laserterapia é um tratamento não invasivo que utiliza um feixe de luz para fechar as veias afetadas pelas varizes. 

Esse é um dos procedimentos mais simples pois é rápido e indolor.

Escleroterapia com espuma

O tratamento com escleroterapia é pouco invasivo, e demanda uma injeção de espuma nas veias que foram afetadas pelas varizes.

O princípio é o mesmo do lazer: fechar a veia atingida, e depois disso, a espuma é totalmente absorvida pelo organismo.

Escleroterapia com glicose

Essa é uma variação da escleroterapia que em vez de usar a espuma, utiliza a glicose para injetar nas varizes.

A glicose é naturalmente absorvida pelo nosso corpo, portanto esse método é bem pouco invasivo e quase não tem efeitos colaterais.

Importante reforçar que é essencial ter orientação de um médico especialista para entender se há contra indicação para esse e outros tipos de tratamentos.

Cirurgia

A cirurgia é um tratamento bastante invasivo, por isso só é recomendado em casos muito graves, onde os riscos não permitem adiar.

Esse procedimento demanda anestesia local ou geral, então não é recomendável para grávidas ou pessoas com comorbidades associadas.

Por isso que quanto antes os tratamentos começarem, maiores são as chances de sucesso para não precisar se submeter aos tratamentos mais invasivos.

Varicell

Quer saber como tratar as varizes nas pernas com o tratamento menos invasivo? Varicell é a resposta que você procura.

Varicell, uma linha especialista em circulação, que age nos sintomas causados pelas varizes e melhora da circulação nas pernas.

Varicell vem na versão creme e comprimidos para tomar.

Varicell comprimido é um medicamento que age diretamente no sistema vascular, melhorando a circulação do fluxo sanguíneo e reduzindo a inflamação, basta um comprimido ao dia.

Varicell creme, é indicado para alívio imediato das dores, sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas. Varicell creme tem 100% de eficácia comprovada, e se apresenta em duas versões, uma para “pele normal”, recomenda para o verão, devido a sua ação refrescante, e a outra para “pele áspera e extrasseca”, para ser usada mais no inverno, pois tem ativos adicionais como ureia e manteiga de karitê que promovem uma hidratação profunda.

Lembrando que antes de tomar qualquer medicamento, fale com o seu médico e entenda se há contraindicações para o uso.

Quando iniciar um tratamento para varizes?

Quanto antes os sintomas forem detectados, mais efetivos serão os tratamentos, em especial aqueles menos invasivos.

Por isso, se já estiver experienciando sintomas de cansaço nas pernas, dores ou veias aparentes, busque um médico para confirmar a condição e já iniciar o tratamento mais adequado às suas necessidades.

5 dicas para ajudar o tratamento contra as varizes nas pernas

A seguir temos 5 dicas para prevenção e tratamentos das varizes nas pernas que não tem contraindicações:

  • Use meias de compressão: as meias comprimem os vasos impedindo a propagação das varizes e promovendo alívio para a dor e cansaço;
  • Faça exercícios físicos regularmente: a prática de atividade física melhora a circulação do fluxo sanguíneo ajudando a prevenir a formação das varizes e alivia os sintomas em quem já as tem;
  • Evite ficar muito tempo em pé ou sentada: principalmente para quem trabalha em uma dessas posições, é importante variar. A cada 2 horas sentados, por exemplo, levante-se e caminhe um pouco para o sangue circular;
  • Eleve as pernas sempre que possível: manter as pernas elevadas também favorece a boa circulação. No trabalho pode usar alguma elevação para manter as pernas altas e em casa utilize travesseiros quando for se deitar;
  • Mantenha uma alimentação saudável: uma alimentação nutritiva e equilibrada é essencial para o bom funcionamento do organismo e isso vai ajudar a prevenir a formação de varizes e melhorar o fluxo sanguíneo nas veias das pernas.

Varicell alivia os sintomas das varizes nas pernas

Prevenir é sempre a maneira mais eficiente de tratar qualquer tipo de doença e com as varizes não é diferente.

Aqui você conferiu como tratar as varizes nas pernas com vários tratamentos bem como formas de aliviar sintomas e prevenir o agravamento dos sintomas.

Por fim, recomendamos que você conheça também o Varicell, um medicamento indicado para o tratamento das varizes nas pernas, que age melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a inflamação. 

Conheça toda a linha Varicell e fale com seu médico para entender os benefícios e contra indicações desse medicamento no seu tratamento das varizes.

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar