Microvarizes: entenda como eliminar os vasinhos das pernas de forma segura

Aqueles pequenos vasinhos roxos ou avermelhados que costumam aparecer nas pernas são chamados de microvarizes.

Esse problema afeta muitas pessoas, especialmente mulheres acima dos 40 anos ou que têm predisposição genética.

A princípio, não é algo preocupante para a saúde, gerando apenas um incômodo estético, porém, se piorar é necessário buscar ajuda de um médico vascular.

Mas antes, vamos entender como surgem esses vasinhos, suas causas e os principais tratamentos para se livrar das microvarizes. Vamos lá?

O que são as microvarizes? 

As microvarizes são vasos sanguíneos dilatados que se localizam na camada superficial da pele, entre 2 e 4 milímetros de diâmetro. 

Visualmente podem lembrar as varizes, porém menores e de difícil visualização.

Tem uma cor avermelhada ou roxa e formam ramificações irregulares na superfície da pele das pernas, principalmente panturrilhas e coxa.

Qual é a diferença entre microvarizes e vasinhos? 

Os vasinhos, também chamados de telangiectasias, são vasos ainda menores do que as microvarizes, com menos de 2 milímetros de diâmetro. 

Eles são mais finos e superficiais, podendo ter uma cor vermelha ou azulada e costumam aparecer na face, no tórax, nos seios e no abdômen, além das pernas.

Como surgem as microvarizes? 

São muitas as causas das microvarizes, mas principalmente fatores genéticos e o envelhecimento são os que têm maior impacto.

Se você tem familiares com varizes e microvarizes, terá maiores chances de desenvolvê-las com o passar do tempo.

Durante a gravidez também é comum aparecer sintomas de microvarizes e varizes devido ao aumento do fluxo sanguíneo e da pressão nas veias das pernas.

Outros fatores podem contribuir para a formação de varizes como:

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Ficar muito tempo em pé ou sentado;
  • Uso de anticoncepcional, corticoide e outros medicamentos semelhantes;
  • Alta exposição ao sol;
  • Traumas locais.

Microvarizes: entenda como eliminar os vasinhos das pernas de forma segura

Quais são os sintomas das microvarizes? 

Na maior parte dos casos as microvarizes são assintomáticas causando apenas um incômodo estético, que já é algo bastante negativo.

Podem surgir outros sintomas como dor leve, sensação de peso e ardência nas pernas, especialmente no fim do dia.

Nesses casos é importante salientar que pode se tratar de um outro problema circulatório para além dos vasinhos.

Procure um cirurgião médico vascular para um diagnóstico mais preciso e tratamento ideal.

Tratamento para microvarizes 

O tratamento para microvarizes tem como objetivo eliminar os vasos dilatados e melhorar a aparência estética das pernas. 

Há diferentes opções de tratamento, que devem ser indicadas por um médico angiologista ou cirurgião vascular, de acordo com cada caso. 

Os principais tratamentos são:

  • Escleroterapia: é um procedimento que consiste em injetar uma substância esclerosante dentro dos vasos dilatados, causando a sua obstrução e posterior desaparecimento;
  • Laser: semelhante ao anterior, porém utiliza a energia luminosa do laser para aquecer e destruir os vasos dilatados. O laser pode ser aplicado na superfície da pele ou dentro dos vasos, através de uma fibra óptica. Pode ser necessário fazer mais de uma sessão para obter o resultado desejado;
  • Cirurgia: essa opção deve ser usada apenas em casos mais graves das microvarizes, quando os demais tratamentos não surtiram o efeito desejado.

Microvarizes: entenda como eliminar os vasinhos das pernas de forma segura

Como prevenir o aparecimento de microvarizes? 

Mesmo quando há antecedentes genéticos, alguns hábitos podem ajudar a prevenir a formação de microvarizes e varizes ou mesmo aliviar os sintomas em quem já tem.

Algumas dicas são:

  • Pratique atividades físicas regularmente, principalmente exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bicicleta ou natação, pois estes ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a tonificar os músculos das pernas, prevenindo as microvarizes;
  • Mantenha o peso adequado para aliviar a pressão nas veias das pernas e diminuir as chances de aparecimento das microvarizes;
  • Evite ficar muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado, pois isso prejudica a circulação das pernas e favorece o aparecimento de microvarizes. Mude de posição com frequência, faça pausas para caminhar ou alongue as pernas e evite cruzá-las ao se sentar;
  • Use meias elásticas de compressão que exercem uma pressão graduada nas pernas, facilitando o retorno do sangue para o coração e prevenindo o surgimento dos vasinhos;
  • Evite o uso de roupas ou calçados apertados que possam dificultar a circulação das pernas;
  • Evite a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 10h e 16h, lembre-se sempre de usar filtro solar;
  • Consulte um médico regularmente se você tem predisposição genética ou fatores de risco para microvarizes. Um médico angiologista ou cirurgião vascular são os profissionais indicados para esse acompanhamento.

Perguntas frequentes sobre microvarizes 

A seguir traremos respostas para as principais perguntas sobre microvarizes;

Qual é a diferença entre microvarizes e varizes? 

As microvarizes são vasos sanguíneos dilatados que se localizam na camada superficial da pele, entre 2 e 4 milímetros de diâmetro. 

Já as varizes são veias dilatadas que se localizam na camada profunda da pele, com mais de 4 milímetros de diâmetro. 

Costumam causar mais sintomas do que as microvarizes, como dor, inflamação, inchaço, alterações na pele e úlceras e podem ter complicações mais graves, como trombose, sangramento e infecção.

O que pode causar as microvarizes? 

As duas principais causas são: predisposições genéticas e envelhecimento.

Além disso, alguns hábitos podem contribuir como sedentarismo, obesidade, gravidez, uso de corticoides entre outros.

Quais são os tratamentos para microvarizes? 

Existem diferentes opções de tratamento, que devem ser indicadas por um médico angiologista ou cirurgião vascular, de acordo com cada caso. 

Os principais tratamentos são: escleroterapia, laser e cirurgia.

Também vale a recomendação do Varicell, um medicamento eficaz no tratamento de varizes com opções de creme e comprimidos para consumir.

Varicell comprimido é um tratamento eficaz para tratamento dos sintomas das varizes, como sensação de dor e peso nas pernas, inchaço, câimbras e prurido, e fragilidade capilar. 

Varicell creme traz alívio imediato das dores, inchaço, cansaço, sensação de peso nas pernas. Melhora a aparência das pernas e possui ação refrescante imediata.

Porém lembre-se: fale com seu médico antes de usar quaisquer medicamentos.

Conclusão 

As microvarizes são vasos sanguíneos dilatados que se localizam na camada superficial da pele, entre 2 e 4 milímetros de diâmetro. 

Tem várias causas, sendo predisposição genética e envelhecimento as principais delas, com outras podendo agravar ou acelerar esse quadro.

Geralmente são assintomáticos para além dos efeitos estéticos, e se vierem acompanhadas de dor e desconforto, é importante procurar um cirurgião vascular para investigar possíveis outras condições.

Os tratamentos vão dos menos invasivos até intervenções cirúrgicas e devem ser recomendados pelos médicos especialistas.

Além disso, uma opção segura e eficiente é a linha Varicell que cuida da saúde das suas pernas. 

Somos uma marca especializada em produtos para o tratamento dos sintomas das varizes com opções em creme ou comprimido  que melhoram a circulação sanguínea e reduzem sintomas como dor e inchaço. 

Conheça os produtos da linha Varicell e experimente os benefícios que eles podem trazer para você.

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar