Coceira no ânus: 5 causas e como tratar

coceira no ânus

A coceira no ânus, diferentemente do que muitos acreditam, é uma condição bastante comum e, inclusive, uma das queixas mais corriqueiras nos consultórios clínicos.

O que algumas pessoas não sabem é que essa coceira pode ter diferentes causas, desde falta de higienização adequada na região até o surgimento de certas doenças.

Neste cenário, é bastante comum a instalação desse quadro quando se tem fissuras anais, hemorroidas e algumas doenças que atingem a pele, como dermatites e infecções.

Desta forma, caso o incômodo seja do tipo persistente, o ideal é procurar ajuda médica, como você verá mais adiante, pois ele é o profissional mais indicado para estabelecer a melhor conduta terapêutica.

Isso porque, o tipo de tratamento mais adequado será determinado após alguns aspectos serem levados em consideração, como a causa e o tempo de coceira.

Quer aprender um pouco mais sobre o que é, quais são as formas de tratamento e as principais causas da coceira no ânus? 

Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

O que é prurido anal?

A coceira no ânus, também conhecida como prurido anal, é um evento que pode acontecer por conta de vários motivos, sendo que, na maioria das pessoas, a causa é desconhecida.

Vale ressaltar que, atualmente, as estimativas sobre o assunto mostram que essa coceira atinge de 1 a 5% da população brasileira.

Na maioria dos casos de coceira no ânus, outros sintomas não são apresentados. Porém, em casos específicos (e até mesmo graves), é possível notar sangramentos, pele áspera etc.

Geralmente, o prurido anal é uma condição que possui cura, caso tratada de forma adequada, e a higienização no local deve ser feita de maneira correta.

Quais são as causas da coceira no ânus?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que a principal causa da coceira no ânus é uma higiene inadequada e sua respectiva associação com determinadas doenças.

Porém, ela pode ter ainda outras causas, bem comuns, por sinal. Para que você tome conhecimento, elencamos as principais abaixo.

Acompanhe!

Higiene inadequada

Caso a higienização na região não seja feita de forma adequada, alguns resquícios de resíduos fecais podem ficar alojados na região (em contato com a pele do indivíduo).

Geralmente, as fezes apresentam um pH mais acidificado, em torno de 6,6. Logo, quando ficam em contato por muito tempo com a pele, podem provocar uma certa irritação local.

Essa condição, diga-se de passagem, contribui para que a coceira no ânus seja desencadeada, mesmo sem quaisquer doenças associadas. 

Inclusive, esse evento é semelhante à utilização recorrente de fraldas, deixando a região anal da criança – e até mesmo dos idosos, em alguns quadros clínicos – bem assada e irritada.

Essa condição pode se agravar em dias quentes e ensolarados, pois deixa a região úmida por conta da transpiração, favorecendo quadros de irritação.

Coceira no ânus: 5 causas e como tratar

Dieta com alimentos que irritam o ânus

Sim, alguns alimentos também são capazes de provocar coceira no ânus porque possuem um alto potencial de irritar a região. Logo, devem ser evitados, inclusive se as coceiras forem recorrentes.

Alguns exemplos desses alimentos são:

  • café;
  • cerveja;
  • pimenta;
  • frutas cítricas;
  • chocolate;
  • refrigerantes;
  • produtos lácteos;
  • chá;
  • amendoim;
  • tomate.

Geralmente, as coceiras no ânus iniciam após 24 horas do indivíduo ter ingerido algum alimento que seja capaz de irritar a região, além de gerar certos desconfortos.

Porém, a pergunta que muitas pessoas fazem é: afinal, como esses alimentos podem desencadear coceira no ânus?

A resposta para essa pergunta é bastante simples. 

Veja: em alguns casos, os alimentos não são digeridos de forma adequada, provocando, assim, uma irritação quando, após a evacuação, possuem contato direto com a região anal.

Hemorroidas

As hemorroidas podem ser classificadas em internas e externas, quando há projeção da protuberância no meio exterior, como o nome sugere.

Neste cenário, os principais sintomas que a acompanham são dores ao evacuar e sangramentos anais (às vezes, sangramentos graves, diga-se de passagem).

Assim, as hemorroidas também podem vir acompanhadas de coceira no ânus, tornando esse um dos sintomas mais clássicos das hemorroidas.

Redução da pressão do esfíncter anal

O órgão responsável por fazer com que o ânus se mantenha fechado é o esfíncter anal. 

Por isso, indivíduos que apresentem um músculo mais relaxado, podem ter um vazamento de fezes, comprometendo a integridade da região e, assim, gerando a coceira no ânus.

Importante mencionar que, nesses pacientes, mesmo que haja uma higienização adequada, a irritação pode ser desencadeada, justamente por conta desse vazamento de fezes. 

Logo, esses indivíduos precisam ter uma higienização mais atenta e, mesmo quando não evacuaram, precisar limpar a região anal para não desenvolver uma irritação importante.

Verminose

Por último, mas não menos importante, temos uma das principais causas de coceira no ânus: a instalação de quadros importantes de verminose.

Vale ressaltar que uma das verminoses que possuem o prurido anal como um dos sintomas mais clássicos é a oxiuríase – uma doença provocada por um helminto, o Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis

Geralmente, essa condição se intensifica mais no período noturno, contribuindo para que o paciente não tenha um sono tranquilo e reparador, gerando muito desconforto.

Essa condição deve ser tratada de forma adequada e o mais rápido possível – geralmente, assim que é identificada. 

Afinal, se não tratada em tempo hábil e corretamente, é possível que os vermes adultos viagem para outras localidades do organismo, como vagina e vulva, dando origem ao corrimento e até mesmo à coceira vaginal.

Como tratar a coceira no ânus?

Caso não haja sintomas importantes, como sangramentos, e que, após uma avaliação médica detalhada, não seja verificada nenhuma lesão na região, o tratamento é direcionado a possíveis irritações na região.

A primeira medida a se tomar, por sua vez, é ajustar a higienização anal, evitando que a região fique molhada ou até mesmo úmida, remover sujidades de forma adequada e evitar a utilização de produtos que possma agredir o ânus.

Além disso, é importante observar a dieta atual e, em alguns casos, modificá-la, principalmente se as coceiras estão se apresentando de forma mais frequente.

Outra dica importante é limpar a região com lenço umedecido sempre que sentir alguma coceira persistente, mas de forma cuidadosa para evitar possíveis lesões à região.

Além disso, hoje em dia, existem tratamentos completos que possuem o objetivo de aliviar a coceira no ânus de forma significativa. 

O Varicell Proct, por exemplo, é um excelente método para aliviar tanto os sintomas causados pelo prurido anal quanto promover uma redição dos desconfortos gerados.

Acesse o nosso site e conheça todas as soluções que a nossa linha completa de produtos Varicell pode te oferecer para que você tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

Coceira no ânus: 5 causas e como tratar

Conclusão

Hoje, neste conteúdo exclusivo, você foi capaz de conhecer o que é, quais são as principais causas e as melhores formas de prevenir a coceira no ânus.

Inclusive, ao longo do artigo, você percebeu que, sim, existem tratamentos completos que possuem o objetivo de aliviar os desconfortos gerados por esse quadro.

Além disso, conferiu algumas medidas que podem ser adicionadas ao seu dia a dia e que contribuirão para que o prurido anal seja combatido de forma eficiente, como a higienização adequada da região.

Com Varicell, você aprendeu que pode ter o alívio dos principais sintomas da coceira no ânus e, assim, retomar suas atividades do dia a dia sem quaisquer prejuízos.

Varicell, alívio para uma vida mais leve!

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar