Hemorroidas: o que é, tipos, causas e tratamento

hemorroidas

Por ser um tema um pouco desconfortável pela maioria das pessoas, a hemorroida é uma condição clínica pouco comentada atualmente.

No entanto, diferentemente do que muitos acreditam, ela é bastante frequente. 

Para você ter uma ideia, segundo uma matéria publicada no Correio Braziliense, 50% da população adulta pode vir a apresentar esse problema pelo menos uma vez na vida.

Por conta de sua relevância, esse tema precisa ser, sim, abordado. Afinal, mesmo que haja cura para a hemorroida, caso ela não seja devidamente tratada, pode evoluir para quadros mais graves. 

Neste conteúdo, você será capaz de aprender um pouco mais sobre as hemorroidas, bem como quais são os principais tipos, causas mais comuns e a melhor conduta terapêutica.

Vamos lá? Continue conosco e tenha uma excelente leitura! 

O que são hemorroidas?

A região do ânus é constituída por diversos vasos sanguíneos e por veias, as quais possuem uma facilidade de se contraírem segundo o próprio movimento intestinal. 

No entanto, por conta do esforço excessivo feito ao evacuar, as veias podem dilatar e, consequentemente, inflamar, fazendo com que a drenagem sanguínea fique comprometida.

Quando este cenário é instalado, há a formação das hemorroidas. 

Vale ressaltar que essa condição clínica pode ocorrer por vários motivos, como alimentação com deficiência de fibras e até mesmo quadros recorrentes de prisão de ventre – muito frequente em idosos, por sinal. 

Inclusive, as hemorroidas podem ser internas ou até mesmo externas. As internas estão localizadas na parte superior do esfíncter anal e, geralmente, provocam sintomas agudos.

As hemorroidas externas, por outro lado, estão localizadas na borda do ânus e, como o próprio nome sugere, são visíveis e se parecem muito com varizes.

Estágios da hemorroida

As hemorroidas podem ser classificadas quanto ao seu grau. Atualmente, existem 4 estágios conhecidos na literatura médica.

Importante mencionar que conhecer o grau em que essa condição clínica está é fundamental para que a melhor conduta terapêutica seja estabelecida. 

Geralmente, o médico especializado, como um proctologista, por exemplo, irá definir o tratamento a partir do conhecimento do estágio da hemorroida.

Abaixo, confira os 4 estágios dessa condição e saiba como identificá-la. 

  • Primeiro grau: neste estágio, a hemorroida não possui prolapso, ou seja, ela não é externalizada;
  • Segundo grau: há prolapso, mas, com a cessação do esforço ao evacuar, há um retorno espontâneo;
  • Terceiro grau: aqui, a hemorroida é externalizada e, para que volte a condição normal, faz-se necessário o auxílio de forma manual;
  • Quarto grau: neste caso, há o prolapso e, mesmo com auxílio manual, a hemorroida não retorna à condição normal.

Quais são as causas das hemorroidas?

Sem dúvida, a principal causa conhecida de hemorroida é a constipação. 

Isso porque, quando o paciente não consegue evacuar de forma adequada, sendo necessária uma força maior do que o normal, ele pode vir a desenvolver hemorroida, justamente por conta da pressão nesta região.

Vale ressaltar que, durante esse quadro, as fezes, geralmente, apresentam-se secas e duras, fazendo com que o esforço durante a evacuação seja ainda maior.

Essa constipação, diga-se de passagem, pode ser acentuada em quadros de estresse, ansiedade e demais problemas com relação à saúde mental.

No entanto, pode ocorrer prisão de ventre com a utilização frequente de certos medicamentos. Por isso, é fundamental consultar um médico especialista. 

Existem outras causas que podem vir a desencadear as hemorroidas, como a diarreia crônica, infecções recorrentes na região anal, dieta com deficiência de fibras, ingestão insuficiente de água, deixar a vontade de evacuar para depois e hereditariedade.

Hemorroidas: o que é, tipos, causas e tratamento

Sintomas de hemorroidas

Na verdade, nos estágios iniciais, a hemorroida não desencadeia sintomas, a não ser aquele desconforto na hora da evacuação, por exemplo.

Porém, quando elas são exteriorizadas, ou seja, em estágios mais avançados e quando não há um tratamento eficiente, alguns sintomas podem surgir, tais como:

  • prurido anal (coceira na região do ânus);
  • dor ou até mesmo ardência ao evacuar;
  • dor ao sentar;
  • saliência na região do ânus;
  • sangramento anal (inclusive, é bastante comum identificar esse sinal no papel higiênico, nas roupas íntimas e até mesmo nas fezes).

Como é feito o diagnóstico?

Antes de qualquer coisa, é importante mencionar que, sim, a hemorroida é uma condição clínica que possui cura!

O diagnóstico dessa condição clínica se dá por meio da observação e pela descrição detalhada dos sinais e sintomas mais clássicos.

Porém, isso só é possível quando se tem uma consulta personalizada com um profissional especializado nessa condição, como um proctologista, por exemplo. 

Além disso, em alguns casos, como o de hemorroidas internas, é comum o médico realizar o toque retal, um procedimento que auxilia no diagnóstico mais assertivo de hemorroida.

Como tratar as hemorroidas?

O tratamento, como mencionado anteriormente, varia de acordo com o grau/estágio em que a hemorroida se encontra.

Por conta disso, deve ser estabelecido após uma avaliação clínica personalizada com um médico especializado no assunto, como um proctologista. 

Assim, ele poderá recomendar a utilização de determinados recursos para o consequente tratamento das hemorroidas, tais como medicamentos de uso oral, supositórios e até pomadas.

Em alguns casos, por sinal, haverá a necessidade de intervenções cirúrgicas, justamente para garantir a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. 

Durante crises, por exemplo, existem algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar os desconfortos, como:

  • compressas geladas na região do ânus;
  • banhos de assento com água morna (jamais água quente);
  • evitar a utilização do papel higiênico, justamente para não agravar o problema.

Saiba como prevenir as hemorroidas

A ingestão de alimentos ricos em fibra, bem como a ingestão frequente e adequada de água são os primeiros passos para prevenir quadros de hemorroida. 

Além disso, hoje em dia, existem tratamentos completos que possuem o objetivo de prevenir o surgimento das hemorroidas de forma significativa. 

O Varicell Proct é um excelente método para aliviar tanto os sintomas causados pelas hemorroidas quanto reduzir os desconfortos.

Acesse o nosso site e conheça todas as soluções que a nossa linha completa de produtos Varicell pode te oferecer para que você tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

Hemorroidas: o que é, tipos, causas e tratamento

Conclusão

No conteúdo de hoje, você pôde conhecer o que é, quais são as principais causas, os sinais e sintomas mais comuns e como é feito o diagnóstico das hemorroidas. 

Inclusive, pode conhecer quais são os tratamentos disponíveis atualmente para combater as hemorroidas – tanto internas quanto externas – e quais medidas tomar para prevenir seu respectivo surgimento.

Com Varicell, você aprendeu que pode ter o alívio dos principais sintomas das hemorroidas e, assim, retomar suas atividades do dia a dia sem quaisquer prejuízos.

Varicell, alívio para uma vida mais leve!

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar