Tratamento para hemorroidas: conheça a melhor forma de aliviar o desconforto

O tratamento para hemorroidas, na verdade, leva em consideração alguns fatores, os quais são estabelecidos após uma avaliação clínica personalizada.

Isso porque, o profissional médico irá investigar em que estágio a hemorroida se encontra, se ela é interna ou externa, bem como outros detalhes fundamentais para o melhor tratamento.

Em alguns casos, principalmente nos estágios iniciais de hemorroida, não haverá a necessidade de intervir medicamentosamente e nem cirurgicamente. 

Porém, quando essa medida for necessária, não se automedique sem que o médico seja devidamente consultado.

Além disso, atualmente, existem formas de aliviar os desconfortos e os incômodos característicos de quadros de hemorroida. 

Ficou curioso(a)? Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

Como as hemorróidas são formadas?

Antes de aprender um pouco mais sobre o tratamento para hemorroidas e descobrir, afinal, qual a melhor forma de aliviar os seus sintomas, é importante entender o que são e como elas são formadas. 

De forma geral, quando há os movimentos peristálticos (intestinais), as veias dessa região são capazes de se dilatar e, após a passagem do bolo fecal, conseguem voltar ao seu tamanho original (se retraindo). 

As hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas que se formam na região do ânus quando esse processo é comprometido por algum fator, seja interno ou até mesmo externo.

Algumas causas da instalação desse quadro são o esforço excessivo para evacuar, fezes endurecidas que causam a famosa “prisão de ventre” etc. 

Inclusive, a própria alimentação do indivíduo é um fator que pode favorecer o surgimento de hemorroidas, principalmente quando ele consumir uma dieta pobre em fibras.

Vale ressaltar que fatores genéticos também podem causar quadros recorrentes de hemorroida, bem como gestantes.

Portanto, esse é um problema que pode atingir qualquer pessoa, independentemente do gênero. Porém, é mais frequentemente encontrada em mulheres acima dos 50 anos.

Estudos indicam que, aproximadamente, 7% das pessoas no mundo todo terão, pelo menos uma vez na vida, sintomas de hemorroida.

No entanto, esse número pode ser maior, considerando o tipo de dieta mais consumida hoje em dia: em sua maioria, composta por alimentos ultraprocessados e pobres em fibra.

Características estas, diga-se de passagem, que fazem referência à correria do dia a dia e a uma sociedade que tem deixado os bons hábitos alimentares.

Por conta disso, não é difícil ouvir relatos de pessoas cada vez mais jovens, na faixa etária de 25 a 35 anos, apresentando sintomas de hemorroida com bastante frequência. 

Hemorroida interna e hemorroida externa

Diferentemente do que muitos pensam, a hemorroida possui estágios de desenvolvimento, os quais estão relacionados à sua externalização.

Veja:

  • grau 1: hemorroidas inteiramente internas (sem projeção);
  • grau 2: hemorroidas apresentam prolapso, o qual é cessado espontaneamente após a cessação do esforço realizado no ato da evacuação;
  • grau 3: hemorroidas externalizadas, necessitando de auxílio manual para retornarem à sua condição original;
  • grau 4: hemorroidas externalizadas e, mesmo com auxílio manual, elas não voltam à condição normal.

Tratamento para hemorroidas: conheça a melhor forma de aliviar o desconforto

Vale ressaltar que, no momento da consulta com um profissional médico, o estágio será levado em consideração para que o melhor tratamento para hemorroida seja estabelecido.

No entanto, a hemorroida também pode ser classificada como: hemorroida interna ou externa. Abaixo, você irá conhecer as principais diferenças entre elas.

Na hemorroida interna, como o próprio nome sugere, não há a externalização dessa protuberância. Porém, ao evacuar, ela pode se externalizar, bem como ao realizar esforços físicos.

Neste caso, os principais sintomas são: sangramento, prolapso, dores na região, sensação de peso corporal, pouca ardência, coceira etc. 

Agora, na hemorroida externa, por outro lado, temos a protuberância externalizada na região do ânus (na borda). 

Em casos de hemorroida externa, os principais sintomas relatados são: dores, maiores chances de quadros de trombose hemorroidária, coceira, sangramento, principalmente após a evacuação etc. 

Tratamento para hemorroidas: quais são as principais opções?

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, o tratamento para hemorroida vai depender, na verdade, do tipo de hemorroida (interna ou externa) e qual seu estágio. 

Assim, a melhor conduta terapêutica será estabelecida após uma avaliação clínica personalizada com um médico especialista no assunto, como um proctologista ou até mesmo um cirurgião vascular. 

Neste hall de tratamentos para hemorroida, é possível encontrar vários recursos, como supositórios, medicamentos de uso oral e até mesmo pomadas.

Em casos mais avançados, por outro lado, pode ser que haja a necessidade de uma intervenção cirúrgica, justamente para que a qualidade de vida e o bem-estar do paciente sejam restabelecidos.

Agora, quando o paciente estiver em crise, algumas medidas podem ser tomadas para que os desconfortos característicos sejam aliviados, tais como:

  • reduza a frequência da utilização do papel higiênico, pois ele pode agravar o problema;
  • faça compressas geladas na região para aliviar as dores e demais desconfortos;
  • banhos de assento também são uma excelente opção (porém, não faça banhos quentes, pois o problema pode piorar). 

Melhores dicas para prevenir as hemorroidas

A primeira dica para prevenir as hemorroidas é a ingestão recomendada de água. Mas, afinal, você sabe qual é a sua ingestão recomendada de água?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: basta você multiplicar o seu peso (em kg) por 35. O resultado será o recomendado de ingestão hídrica. Quer um exemplo?

Veja: Matheus tem 27 anos e, atualmente, pesa 82 kg. Multiplicando seu peso (82), por 35, temos o resultado de 2.870 litros. 

Essa é a quantidade de água que Matheus deve beber diariamente!

Além disso, hoje em dia, existem tratamentos completos que possuem o objetivo de prevenir o surgimento das hemorroidas de forma significativa. 

O Varicell Proct é um excelente método para aliviar tanto os sintomas causados pelas hemorroidas quanto reduzir os desconfortos.

Acesse o nosso site e conheça todas as soluções que a nossa linha completa de produtos Varicell pode te oferecer para que você tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

Tratamento para hemorroidas: conheça a melhor forma de aliviar o desconforto

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre quais são os tratamentos para hemorroidas disponíveis, os quais levam em consideração diversos fatores, como o estágio da hemorroida.

Além disso, foi capaz de descobrir quais são os tratamentos disponíveis atualmente para combater as hemorroidas – tanto internas quanto externas – e quais medidas tomar para prevenir seu respectivo surgimento.

Com Varicell, você aprendeu que pode ter o alívio dos principais sintomas das hemorroidas e, assim, retomar suas atividades do dia a dia sem quaisquer prejuízos.

Varicell, alívio para uma vida mais leve! 

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar