Varizes nas coxas: por que ocorrem e os tratamentos para aliviar os sintomas

varizes nas coxas

As varizes nas coxas causam incômodo e afetam a auto estima de muitas mulheres, em especial acima dos 40 anos.

Apesar de ser um problema que também acomete homens, sabendo que a incidência é maior no público feminino por vários fatores que veremos ao longo do texto.

Você vai entender o que são as varizes, como elas se formam, as principais causas, como prevenir e quais tratamentos aliviam os sintomas causados.

Acompanhe até o final para conhecer formas eficientes para a prevenção e tratamento das varizes nas coxas e na perna toda.

O que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes que se formam quando as válvulas venosas não funcionam corretamente.

Essa obstrução impede o retorno do sangue ao coração e faz com que haja um acúmulo nas veias, principalmente na região das coxas e panturrilha.

O sangue acumulado causa inchaço, dor, sensação de peso e alterações na aparência da pele.

Apesar de poderem aparecer em qualquer parte do corpo, as varizes nas coxas são mais frequentes e podem ser de diferentes tipos, tamanhos e cores, dependendo da profundidade e do calibre das veias afetadas. 

Podemos classificá-las em:

  • Telangiectasias ou aranhas vasculares: são veias muito finas e superficiais, de cor vermelha ou roxa, que formam ramificações semelhantes a teias de aranha na pele. Seu incômodo em geral é apenas estético pois são indolores;
  • Varizes reticulares: essas são um pouco mais grossas e profundas, de cor azulada ou esverdeada, que formam redes irregulares na pele. Não causam dores em geral, porém indicam uma possível insuficiência venosa crônica;
  • Varizes tronculares: este tipo aparece por meio de veias muito grossas e profundas, de cor azul escuro ou roxo, que se tornam salientes e endurecidas na pele. Nesse estágio é onde há os sintomas de dores, sensação de peso, cãibras, úlcera e coceira.

Por que as varizes aparecem nas coxas?

As varizes nas coxas podem ter várias causas, sendo as principais delas:

Herança genética

A predisposição genética é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das varizes. 

Se você tem pais ou avós com varizes, é provável que você também tenha ou venha a ter no futuro. 

Isso porque a carga genética pode influenciar na qualidade das paredes e das válvulas das veias, tornando-as mais fracas e suscetíveis à dilatação.

Sexo

As mulheres têm mais chances de desenvolver varizes do que os homens devido aos hormônios femininos como o estrogênio e a progesterona.

Eles atuam sobre as veias, relaxando-as e favorecendo a sua dilatação, por isso que alterações hormonais bruscas, como na gravidez e menopausa, aumentam as chances de desenvolver as varizes nas coxas.

Sedentarismo

A falta de atividade física é outro fator que contribui para o surgimento das varizes nas coxas. 

Exercícios frequentes ajudam a circulação sanguínea pelos vasos, diminuindo a chance de ficar acumulando nos pontos varicosos.

Ficar muito tempo sentado, por sua vez, deixa o sangue estagnado nas veias das pernas e das coxas, aumentando a pressão e a dilatação das mesmas.

Envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural que afeta todo o organismo, inclusive as veias. 

Com o passar dos anos, as veias perdem elasticidade e resistência, ficando mais propensas à dilatação e à insuficiência. 

Além disso, o envelhecimento também pode causar a perda de massa muscular e de tecido subcutâneo nas pernas e nas coxas, deixando as veias mais expostas e visíveis.

Outras causas

Algumas outras causas que podem favorecer o aparecimento das varizes nas coxas, como:

  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Uso de roupas apertadas;
  • Exposição ao calor.

Quando se preocupar com o aparecimento das varizes nas coxas?

As varizes nas coxas podem ser apenas um problema estético, mas também podem ser um sinal de uma doença mais grave, chamada insuficiência venosa crônica. 

Essa doença ocorre quando as veias não conseguem mais cumprir a sua função de levar o sangue de volta ao coração, causando uma série de complicações para a saúde.

Estar atento aos sintomas é importantíssimo para saber a gravidade do caso e buscar ajuda.

Veja alguns sinais de quando as varizes na coxa podem ser preocupantes:

  • Dor, inchaço, sensação de peso ou cansaço nas pernas e nas coxas, especialmente no final do dia ou após ficar muito tempo em pé ou sentado.
  • Alterações na cor, na textura ou na temperatura da pele das pernas e das coxas, podendo ficar mais escura, mais seca ou mais fria.
  • Coceira, ardência ou formigamento nas pernas e nas coxas, podendo ser acompanhados de vermelhidão ou descamação da pele.
  • Câimbras ou contrações involuntárias dos músculos das pernas e das coxas, principalmente à noite ou após exercícios físicos.
  • Presença de veias dilatadas, tortuosas ou salientes na superfície da pele das pernas e das coxas, podendo ser de diferentes cores, tamanhos e formas.

Se você apresentar algum desses sintomas, procure um médico vascular para fazer uma avaliação e um diagnóstico adequados. 

O médico poderá solicitar exames como o doppler vascular, que permite visualizar o fluxo sanguíneo nas veias das pernas e das coxas.

Quais são as possíveis complicações?

Quando não tratadas da forma correta, o problema de varizes pode se agravar e gerar outras complicações bem mais sérias.

A trombose venosa profunda, por exemplo, é a formação de um coágulo de sangue dentro de uma veia profunda das pernas ou das coxas.

Esse coágulo pode bloquear o fluxo sanguíneo e causar dor intensa, inchaço, vermelhidão e calor na região afetada. 

Outra complicação é que o coágulo pode se desprender e viajar pela corrente sanguínea até os pulmões, causando uma embolia pulmonar que pode levar à morte.

Além disso, pode ocorrer outros problemas como flebite que é uma inflamação semelhante a trombose, úlceras venosas que são feridas abertas que causam muita dor e até mesmo hemorragia grave devido ao estouro de uma veia sob muita pressão.

Varizes nas coxas: por que ocorrem e os tratamentos para aliviar os sintomas

Como eliminar as varizes nas coxas?

O tratamento das varizes nas coxas depende do tipo, do tamanho e da localização das veias afetadas, bem como o nível de gravidade dos sintomas. 

Alguns tratamentos são clínicos, voltados para o alívio dos sintomas e combinam medicamentos analgésicos e anti inflamatórios como o Varicell, além de outros métodos como massagem, meias de compressão e outros cuidados locais.

Já os tratamentos esclerosantes são aplicados diretamente nas veias atingidas, com a injeção de químicos que obstruem e matam as veias afetadas.

Essa técnica pode ser feita injetando espuma, glicose ou outra substância, bem como pelo uso de laser direcionado.

Para casos mais graves é necessária a intervenção cirúrgica, que pode ser feita com várias técnicas como a flebectomia, a safenectomia ou a endolaser. 

Antes de fazer qualquer tratamento, consulte um médico vascular para avaliar cada caso e indicar o melhor tratamento para as varizes nas coxas. 

Varizes nas coxas: por que ocorrem e os tratamentos para aliviar os sintomas

Como evitar as varizes nas coxas?

O melhor remédio é sempre a prevenção, por mais clichê que seja essa afirmação.

Por isso, alguns hábitos são fundamentais para prevenir, retardar ou mesmo aliviar os sintomas das varizes.

Os mais indicados são:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Manter um peso adequado, evitando o excesso de gordura corporal;
  • Evitar ficar muito tempo em pé ou sentado na mesma posição, fazendo pausas para movimentar as pernas e as coxas;
  • Evitar o uso de roupas muito apertadas ou que comprimem as veias das pernas e das coxas;
  • Não fumar e nem consumir álcool ou cafeína em excesso;
  • Evitar a exposição prolongada ao calor, protegendo as pernas e as coxas do sol intenso, dos banhos muito quentes e das fontes de calor artificial;
  • Beber bastante água ao longo do dia, mantendo uma boa hidratação do organismo e facilitando a eliminação de toxinas que podem afetar as veias;
  • Consumir alimentos saudáveis e ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que previnem a formação de coágulos.

Alívio dos sintomas das varizes com Varicell

O surgimento de varizes na coxa é um problema que afeta muitas pessoas, especialmente as mulheres acima dos 40 anos e as gestantes. 

Causam dor e desconforto estético, e quando não tratadas, podem evoluir para doenças mais graves.

Por isso, é importante buscar um tratamento adequado para as varizes nas coxas, que pode variar de acordo com cada caso e com o grau de gravidade do problema. 

Uma das opções de tratamento e prevenção é o uso do Varicell em comprimidos, um medicamento que atua na melhora do fluxo sanguíneo nas veias das pernas e das coxas, aliviando os sintomas e tratando as varizes. 

O Varicell é composto por ingredientes naturais, como a castanha da índia, o rutósido e a hesperidina, que têm propriedades anti-inflamatórias, vasoprotetores e antioxidantes, que protegem e fortalecem as veias.

Você pode encontrar o Varicell em comprimidos, como já mencionamos, e na versão em creme, que quando combinados trazem resultados bastante satisfatórios em pouco tempo de uso.

Veja os detalhes do porquê o Varicell é seguro e eficaz para o tratamento das varizes e fale com o seu médico para verificar se há contra indicações ou alergias.

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar