Varizes: o que são, como tratar e qual a melhor forma de prevenir

Engana-se quem pensa que as varizes são problemas que acometem apenas os idosos. Na verdade, sua incidência é bastante frequente em adultos a partir dos 30 anos. 

Para você ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a prevalência é de, aproximadamente, 38% da população brasileira.

Desse total, 45% das varizes podem ser encontradas nas mulheres, enquanto 30% nos homens – independentemente da faixa etária.

Hoje, com o avanço da tecnologia, diversos tratamentos estão disponíveis para garantir qualidade de vida e bem-estar ao paciente, além de restaurar a beleza das pernas.

Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto e saber, afinal, qual a melhor forma de prevenir as varizes?

Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

Afinal, o que são as varizes?

As varizes são veias que sofreram um processo de dilatação e deformação, que possuem uma coloração azulada, surgindo pelas pernas e que podem causar dores e inchaço.

Sua incidência se dá de forma mais recorrente em pessoas que realizam atividades por um longo período em pé, bem como em idosos acima de 70 anos. 

Geralmente, as veias que mais sofrem com esse problema, justamente pelo episódio comentado acima, são as veias dos membros inferiores (coxas, pernas e pés). 

Vale ressaltar que, dependendo da etapa em que as varizes se encontram, elas podem ser classificadas segundo o seu calibre – pequeno, médio ou grande.

Em alguns casos, diga-se de passagem, algumas pessoas podem acabar apresentando umas pequenas ramificações vermelhas.

Elas, por sua vez, não são capazes de desencadear sintomas significativos. Na verdade, elas apenas geram um certo desconforto visual aos portadores. 

Importante esclarecer que as varizes, diferentemente do que muitos pensam, não são veias entupidas.

Como as varizes se formam

Para entender melhor como as varizes se formam, precisamos compreender o mecanismo da circulação sanguínea.

De forma geral, o coração é o responsável por bombear sangue para todo o corpo por meio das artérias. Com este sangue, as células podem ser nutridas de forma adequada. 

As veias, por outro lado, são responsáveis por promover o retorno desse sangue para o coração – até aqui, temos o processo chamado de circulação.

O sangue, por sua vez, tem facilidade de ser encaminhado para os membros inferiores. Porém, no momento de retornar para o coração, precisa fazer um grande esforço.

Diga-se de passagem, essa tarefa, conhecida como “retorno venoso”, é realizada de forma mais fácil quando a pessoa está deitada e com as pernas erguidas, justamente para facilitar esse mecanismo.

Com o passar do tempo, alguns fatores podem comprometer esse processo, como os fatores genéticos, e, assim, desencadear a dilatação das veias, dando origem às varizes. 

Varizes: o que são, como tratar e qual a melhor forma de prevenir

Quais são os sintomas das varizes?

Nos estágios iniciais das varizes, a principal queixa dos pacientes é com relação à estética. Isso porque, elas ficam bem visíveis ao longo das pernas. 

Com o passar do tempo, as varizes podem acabar gerando mais do que desconfortos visuais e estéticos. 

Elas podem desencadear outros sintomas, sendo as dores os mais comuns e relatados pelos pacientes, principalmente durante uma consulta médica.

Abaixo, elencamos outros sintomas que podem ser desenvolvidos, além das dores. Confira:

  • cãimbras;
  • coceira;
  • inchaços nos tornozelos;
  • queimação ao longo das pernas e, em alguns casos, na planta dos pés;
  • cansaço nas pernas, bem como sensação de fadiga.

Além disso, é possível que a pele fique mais brilhante e fina, principalmente nos estágios mais avançados de varizes. 

Esse cenário, diga-se de passagem, deixa a região bastante frágil. Dessa forma, quaisquer mínimos traumas ou até mesmo coçar a perna com mais força, pode gerar feridas.

Por conta do aumento da pressão venosa ao longo das pernas, a cicatrização é prejudicada, fazendo com que essas feridas evoluam para úlceras dolorosas e profundas.

Possíveis complicações das varizes

Caso as varizes não sejam tratadas de forma adequada, elas podem evoluir para complicações mais sérias, tais como:

  • dermatite;
  • trombose e inflamação das veias (flebite);
  • escurecimento da região em que as varizes se encontram;
  • úlceras (essa é a complicação que a população mais teme, por sinal);
  • hemorragias.

Como tratar as varizes?

Atualmente, existem diversos tratamentos disponíveis para o tratamento das varizes, independentemente do estágio em que ela se encontra.

No entanto, para que elas sejam tratadas de forma adequada, é fundamental passar por uma avaliação clínica personalizada com um médico capacitado para essa atividade.

O angiologista, por sinal, é o profissional mais qualificado para dar um diagnóstico mais preciso sobre o estado atual do paciente, bem como o cirurgião vascular. 

No entanto, as medidas preventivas são as mais indicadas pelos profissionais, justamente por evitar que o paciente seja submetido a, por exemplo, intervenções cirúrgicas. 

Caso essas medidas não sejam eficazes, o médico poderá utilizar outras ferramentas disponíveis para o tratamento adequado das varizes, tais como:

  • laser escleroterapia;
  • laser endovenoso;
  • radiofrequência;
  • escleroterapia química.

Porém, como citado anteriormente, a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar futuros desconfortos ao paciente, bem como garantir sua qualidade de vida e bem-estar.

Recomendações para prevenir o aparecimento de varizes

Hoje, por meio de estudos científicos, sabe-se que o aparecimento de varizes é mais frequente em pessoas que já possuem esse histórico na família – justamente por uma questão de hereditariedade.

No entanto, existem alguns fatores que podem prevenir o aparecimento de varizes. São eles:

  • evitar ficar parado sempre na mesma posição – procure sempre se movimentar, justamente para ajudar na circulação sanguínea;
  • em alguns períodos do dia, procure deixar as pernas erguidas (pelo menos uns 15 minutos), para facilitar o retorno venoso;
  • as meias de compressão podem ser utilizadas como forma de prevenção do aparecimento de varizes (mas o médico precisa ser consultado).

Além desses métodos, uma excelente forma de aliviar as dores, cansaço, inchaço e até mesmo a sensação de peso nas pernas e pés é utilizando os produtos da linha Varicell.

Por conter ação anti-inflamatória, Varicell trabalha diminuindo as dores e aumentando a resistência e o tônus das veias.

Acesse o nosso site e conheça todas as soluções que a nossa linha completa de produtos Varicell pode te oferecer para que você tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

Varizes: o que são, como tratar e qual a melhor forma de prevenir

Conclusão

Neste conteúdo exclusivo, você foi capaz de aprofundar os seus conhecimentos sobre o que são, quais as causas principais e os sintomas mais característicos das varizes. 

Inclusive, pode conhecer quais são os tratamentos disponíveis atualmente para combater as varizes já instaladas e quais medidas tomar para prevenir seu respectivo surgimento.

Com Varicell, você aprendeu que pode ter o alívio dos principais sintomas das varizes e, assim, retomar suas atividades do dia a dia sem quaisquer prejuízos.

Varicell, alívio para uma vida mais leve!

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar