Varizes nas pernas: causas e tratamentos

varizes

As varizes nas pernas, além de gerarem um certo incômodo visual e estético no indivíduo, podem desencadear sintomas bem característicos, como cansaço e sensação de peso na região.

Esse problema possui relevância, pois, atualmente, a estimativa é que essa condição atinja, aproximadamente, 2 milhões de pessoas, apenas no Brasil. 

Inclusive, diferentemente do que muitos pensam, as varizes nas pernas não são um problema restrito aos idosos.

Na verdade, elas podem surgir em diferentes fases da vida, sendo cada vez mais comum seu surgimento em pessoas mais jovens – principalmente na faixa etária de 35 a 50 anos.

Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, bem como identificar quais são as causas principais e os possíveis tratamentos disponíveis?

Então, continue conosco e tenha uma excelente leitura!

O que são as varizes?

Varizes são veias dilatadas, deformadas e que, na maioria das vezes, possuem uma coloração azulada e podem ser encontradas, mais frequentemente, nas pernas. 

Por mais que seja uma condição muito comum em pessoas acima dos 70 anos, sua incidência tem aumentado ao longo do anos na população mais jovem.

Inclusive, as varizes nas pernas também são um problema recorrente em pessoas que desenvolvem suas atividades profissionais por longos períodos em pé. 

Vale ressaltar que, por conta disso, as veias que mais sofrem com essa condição clínica são as veias localizadas nos membros superiores, ou seja, pernas, coxas e até mesmo pés.

Para entender um pouco mais sobre as varizes é importante entender que ela também pode ser classificada de acordo com o calibre que possui – pequeno, médio ou grande.

Existem alguns casos, diga-se de passagem, que o indivíduo pode apresentar algumas pequenas ramificações vermelhas ao longo das pernas.

Geralmente, essas ramificações não são capazes de desencadear sintomas importantes. De certo modo, essa condição pode gerar apenas um desconforto estético e visual aos portadores.

Por último, mas não menos importante, é importante que se tome conhecimento de que, não, as varizes nas pernas não possuem relação com o entupimento das veias.

Saiba mais: Varizes: o que são, como tratar e qual a melhor forma de prevenir.

Como as veias trabalham no nosso corpo?

Após entender um pouco mais sobre as varizes nas pernas, chegou o momento de descobrir, enfim, como as veias trabalham no nosso corpo e como essa condição surge. 

Para que isso seja possível, é importante que conheçamos o processo de circulação sanguínea, bem como os mecanismos que o envolvem.

O coração é o órgão responsável por realizar o mecanismo de bombeamento sanguíneo para todos os demais órgãos do corpo por meio das artérias.

Com esse processo, diga-se de passagem, as células dos órgãos são capazes de receber oxigênio e demais nutrientes para que funcionem de forma plena e adequada. 

Por outro lado, temos as veias, que são responsáveis por promover o retorno desse sangue para o coração. Até este momento, temos o processo de circulação.

Importante mencionar que, para ser encaminhado aos membros inferiores, o sangue não encontra obstáculos significativos.

No entanto, quando ele precisa voltar para o coração, é necessário que haja um esforço maior. A esse processo chamamos de “retorno venoso”.

Vale ressaltar que esse retorno pode ser facilitado quando a pessoa está com as pernas erguidas ou até mesmo quando está deitada.

Porém, com o tempo, uma série de aspectos podem contribuir para que esse processo seja prejudicado, como predisposição genética, por exemplo.

Assim, há a dilatação das veias, originando, por sua vez, as famosas (e indesejadas) varizes nas pernas.

Varizes nas pernas: causas e tratamentos

Tipos de varizes

Hoje, pela literatura médica, existem dois tipos de varizes: as varizes primárias e as varizes secundárias. Um pouco mais sobre elas você descobre a seguir!

As varizes primárias são aquelas que surgem por conta de fatores genéticos. Ou seja, o indivíduo está biologicamente programado para que essa condição apareça. 

Geralmente, quando o pai ou a mãe tem, há uma maior probabilidade de que as varizes surjam na fase adulta. Afinal, a hereditariedade conta muito!

A segunda forma são as varizes secundárias e que possuem relação direta com doenças que foram adquiridas e que possuem um tratamento mais delicado e dificultoso. 

O que causa as varizes nas pernas?

As varizes nas pernas podem decorrer da longa permanência em pé, de trabalhos realizados de forma repetitiva, da falta de atividade física etc. 

Além disso, até mesmo a utilização de calçados inadequados pode contribuir para a instalação de varizes nas pernas.

De certo modo, as principais causas de varizes decorrem de hábitos prejudiciais ao longo do dia a dia e que, por conta disso, afetam a circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores.

No entanto, as varizes também podem surgir por conta de questões hormonais, inclusive durante o período da menopausa, bem como na fase gestacional.

O mais recorrente, no entanto, é o surgimento das varizes por meio do histórico familiar (predisposição genética) e até mesmo do excesso de peso.

Por que as pernas doem mais à noite?

Uma coisa é certa: nem todas as pessoas irão sentir dores e demais desconfortos, inclusive à noite, em decorrência das varizes nas pernas. 

No entanto, algumas pessoas podem sentir dores mais intensas no período noturno. 

Entender isso, por sua vez, é bastante simples e muito frequente em pessoas que passam o dia inteiro sentadas ou desenvolvendo atividades por longos períodos em pé.

Neste cenário, é muito mais fácil que haja um acúmulo sanguíneo nos membros inferiores. 

Dessa forma, quando chega a noite, as dores podem ser mais sentidas de forma mais intensa. Afinal, o retorno venoso fica prejudicado significativamente. 

Como tratar as varizes nas pernas?

Hoje em dia, estão disponíveis vários tratamentos aplicados às varizes, independentemente do estágio em que ela se encontra. 

Porém, para que as varizes nas pernas sejam tratadas adequadamente, é essencial uma avaliação personalizada com um médico especializado no assunto.

Geralmente, o médico mais indicado para fornecer um diagnóstico mais assertivo é o angiologista ou o cirurgião vascular. 

Afinal, eles são os profissionais mais indicados para estabelecer a melhor conduta terapêutica e, assim, obter mais resultados satisfatórios.  

Inclusive, uma excelente forma de aliviar as dores, cansaço, inchaço e até mesmo a sensação de peso nas pernas e pés é utilizando os produtos da linha Varicell.

Por conter ação anti-inflamatória, Varicell trabalha diminuindo as dores e aumentando a resistência e o tônus das veias.

Acesse o nosso site e conheça todas as soluções que a nossa linha completa de produtos Varicell pode te oferecer para que você tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

Varizes nas pernas: causas e tratamentos

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu um pouco mais sobre o que são, como se originam e algumas curiosidades sobre as varizes nas pernas.

Inclusive, pode conhecer quais são os tratamentos disponíveis atualmente para combater as varizes já instaladas e quais medidas tomar para prevenir seu respectivo surgimento.

Com Varicell, você aprendeu que pode ter o alívio dos principais sintomas das varizes e, assim, retomar suas atividades do dia a dia sem quaisquer prejuízos.

Varicell, alívio para uma vida mais leve!

TAGS:

COMPARTILHE:

Conheça a Linha Varicell®

Siga Varicell®

Você também vai gostar